Sobre

Este curso de especialização objetiva fornecer conhecimentos necessários a capacitação de profissionais para atuarem no âmbito da Motricidade Humana, aqui incluído o (TCP)®.

Baseado em 20 anos de experiência, a docente propõe uma nova ginástica, centrada na postura física do indivíduo durante a execução de determinado movimento. Esse método se diferencia de outros métodos por trabalhar o alongamento muscular ativo, buscando ampliar o espaço articular para o movimento, através da estabilização da articulação pela musculatura dinâmica (DUARTE, 2003).

No TCP, o alongamento muscular ativo é utilizado como forma de ampliar o espaço articular para que o movimento seja realizado, ocorrendo estabilização da articulação pela musculatura dinâmica. Os movimentos são naturais e não lesivos, desde que os melhores ângulos e amplitudes sejam considerados para gerar melhores adaptações com o treinamento e realizados sempre dentro dos planos e eixos. O objetivo é atingir a simetria e promover variabilidade de execuções, além de envolver uma grande quantidade de capacidades (DUARTE, 2003).

O (TCP)® enfoca um modelo de eficiência funcional, baseado na qualidade do movimento executado, em ângulos e amplitudes que promovam melhores adaptações, prevenindo também lesões ou desvios articulares e preparando o indivíduo para manter uma condição física saudável.

Assim, o presente curso tem como premissa fornecer conhecimentos necessários à Capacitação de Profissionais para atuarem dentro do Método TREINAMENTO CORRETIVO POSTURAL (TCP)® , marca registrada da UFSCar e da Criadora do Método, bem como propiciar aos profissionais práticas pedagógicas e de atendimento que permitam a realização de diagnósticos, avaliações e intervenções na área de Capacitação Postural, quer seja no âmbito do Esporte, do Trabalho, da Escola e da Terceira Idade, além de apresentar elementos que permitam o acesso e a produção de conhecimento nesta área.  Habilita e licencia o especialista para a utilização da marca, e as atividades são orientadas para permitir uma melhor aproximação com as questões do dia-a-dia do profissional.